Ponto São Sebastião

Encanto Nagô

Ciência Oculta da Umbanda e do Omolocô

Ano I Edição nº 2 Setembro/2016

Ponto Caboclo Sete Flechas

Uma publicação do Templo de Umbanda São Sebastião Caboclo Sete Flechas da Jurema UMBANDA DA NATUREZA

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4

Página 1

Responsabilidades e Deveres

Orixás

Na Umbanda da Natureza e Omolocô existe uma longa estrada a ser percorrida por todos os seus adeptos que recebem o chamado dos Orixás. Este caminho leva o adepto que aceitou o chamado a tornar-se médium, e posteriormente iniciado, e buscar os ensinamentos ocultos dos seus Orixás e de todo o poder que está ligado ao seu Ori. Em todos estes degraus, o adepto para ser uma ferramenta útil necessita manter o foco na caridade e em seus deveres e responsabilidades que a cada grau alcançado lhe são dados por força da sua decisão de buscar a luz de Cristo e de seus Orixás. Nesta estrada, o adepto passa pelos seguintes graus ou degraus iniciáticos:

  1. Adepto
  2. Médium
  3. 1º Grau - Iniciado - Iaô – Ogam – Zelador destinado a abrir terreiro
  4. 2º Grau - 7 anos de Santo - neste grau o Iaô pode tornar-se:
    • Ebomi, ou
    • Zelador destinado a abrir Terreiro, ou
    • Alagbê – Axogun – Oxingui
  5. 3º Grau - 21 anos de Santo – Mãe ou Pai – Cargo dado pelo Babalaô do Terreiro

Como nasceu a Umbanda da Natureza?

A Umbanda na Natureza nasceu de uma ansiedade de conhecimentos, pois a Umbanda comum cultua as entidades e não os orixás. Nós temos que primeiro cultuar a Deus todo poderoso nas três pessoas celestiais, e depois aos anjos, aos santos orixás da natureza, para depois cultuarmos os mensageiros dos orixás que são os nossos guias mentores espirituais. Orando e pedindo a Deus respostas e explicações, encontramos uma luz através das orientações dadas pelos conselheiros espirituais, mais especificamente por uma entidade que quando se manifesta dá o nome de “Velho Nagô”. Esta entidade nos mostrou como nós deveríamos nos preparar, e nos explicou também, como devíamos tratar dos orixás cujas forças predominam na Umbanda na Natureza. Nos mostrou as divisões de cores e de forças que estes orixás dominam e comandam em favor de nós, seres humanos e filhos de Deus.


O nome Umbanda da Natureza

Umbanda da Natureza é a Umbanda praticada de forma a cultuar Deus e as forças da natureza, ou seja, os Orixás na natureza, por este motivo recebeu o nome de Umbanda da Natureza.


Explicando a Umbanda da Natureza

Os Orixás são membros do Corpo de Deus, e somos ensinados a buscar as energias nas divisões dos corpos terrestres, como por exemplo, os mares, os rios, as pedreiras, os campos, as matas.Os Orixás são os emissários de Deus que comandam a Mãe Natureza e dominam todas as energias, chamadas de legião de força e poder.